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APAE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E AÇÕES NA PANDEMIA DO COVID-19
Postado em: 22/06/2020
APAE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E AÇÕES NA PANDEMIA DO COVID-19
O coronavírus veio pra mudar nossas vidas e nos fazer evoluir em algumas delas.

Tendo em vista os fatores sociais e o agravamento das carências no dia a dia das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Apae de Cachoeiro de Itapemirim adotou as medidas de prevenção sugeridas pelas autoridades sanitárias, suspendendo os atendimentos presenciais aos usuários, e direcionando sua força de trabalho para atendimento remoto, não presencial, com outras estratégias para continuar levando atendimento às pessoas com deficiência e suas famílias, e realizando atendimentos presenciais apenas em casos excepcionais.

Assistência Social
Tendo em vista os fatores sociais e o agravamento das carências no dia a dia dos usuários. A equipe técnica da Apae está entrando em contato com as famílias semanalmente, monitorando e identificando necessidades, passando atividades que são entregues nas residências dos usuários com o objetivo de dar continuidade ao serviço ofertado e garantindo a assistência adequada, visando o cumprimento do Decreto Municipal nº 29.480/2020 em relação à prevenção da Covid-19.

Saúde
A área da saúde da Apae Cachoeiro de Itapemirim adotou medidas de prevenção e conscientização dos usuários e acompanhantes, seguindo orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde - OMS. Foram colocados mais pontos com álcool gel 70%, cartazes informativos e explicativos sobre a higienização das mãos, uso obrigatório de máscara e importância do isolamento social.
Para segurança de todos que necessitam continuar com os atendimentos, está sendo realizada avaliação de enfermagem a fim de informar e prevenir o contágio; os usuários que não se sentem seguros a comparecer na Instituição são informados que não haverá o registro de faltas nesse período de pandemia, os pacientes que optaram por permanecer em seus domicílios estão recebendo atendimento e orientações por telefone, whatsap e vídeo chamada. A limpeza foi reforçada em todo o espaço comum e consultórios, e a cada troca de usuário todo consultório é higienizado com álcool, bem como as maçanetas e materiais de terapia.

Educação
O Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE Dr. Gilson Carone com o objetivo de manter a rotina de seus alunos, visando minimizar os prejuízos causados pela falta do atendimento presencial e se reinventando na área da educação para atividades não presenciais, conclui como momento muito gratificante, as entregas das atividades em domicílio.
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