Deficiência

A APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, surgiu para prevenir e tratar a deficiência, bem como para promover o bem-estar e o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual. Normalmente pessoas com deficiência aprendem e se desenvolvem mais lentamente do que outras crianças.

Antigamente, as deficiências intelectuais eram chamadas de “retardo mental”, mas esse termo não é usado mais. Segundo o Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 2,6 milhões de brasileiros declararam ter algum tipo de deficiência mental ou intelectual.

As pessoas que têm deficiências intelectuais costumam ter mais dificuldade para aprender e lidar com sua vida cotidiana. Cronologicamente é possível que ela já tenha 10 anos de idade, mas ainda assim seja incapaz de falar ou escrever como outra criança da mesma idade.

É comum também que haja maior lentidão para aprender outras habilidades, como a forma de se vestir ou agir no meio social.

No entanto, ter uma deficiência intelectual não significa que a pessoa seja incapaz de aprender. Diversas crianças com autismo, síndrome de Down ou paralisia cerebral podem ser classificadas como tendo deficiência intelectual, mas ainda assim conseguem ter uma grande capacidade de aprendizado. É justamente para desenvolvê-la que é feito o trabalho de estimulação na APAE.